conquistamos a certificação B CORP | Brilia

Primeira empresa brasileira no segmento de iluminação com o selo B Corp, a Brilia passa a integrar o movimento global para a promoção de uma sociedade mais sustentável.

No segundo semestre de 2017, a Brilia conquistou a Certificação B Corp. Com esse selo, os consumidores identificam as empresas que unem o seu desenvolvimento de negócios ao desenvolvimento humano e do planeta. A Certificação B Corp foi criada em 2006 pelo B Lab – organização sem fins lucrativos que reúne empresas convictas de que, por meio de seus produtos, práticas e governança  possibilitam o desenvolvimento  socioambiental,  além  do econômico. Atualmente, existem cerca de 100 empresas B no Brasil e mais de 300 na América  Latina. Em todo o mundo o movimento  B Corp reúne cerca de 2.500 empresas de 130 setores diferentes.  As  empresas  chamadas B Corps (benéficas) formam um novo tipo de empresa que usa o poder dos seus negócios para solucionar problemas sociais e ambientais.

Com  o  selo,  a  Brilia  tornou-se  a primeira B Corp do segmento de iluminação no Brasil, reafirmando seu compromisso de ser uma empresa  melhor para  os  seus  clientes, colaboradores, parceiros e para a sociedade como um todo. Para receber o selo é necessário passar

por um processo rigoroso de certificação e atingir pontuação mínima de 80 pontos de um total de 200. A avaliação exige que sejam  realizados investimentos e mudanças de práticas em pilares como governança, modelo de negócio, impacto ambiental, relação com a comunidade e  relação  com  os  colaboradores. Além disso, as companhias são avaliadas desde a eficiência energética até a transparência corporativa.

Com a certificação, as empresas devem fazer uma alteração em seu estatuto social, no qual se comprometem  a  ser  uma empresa para o mundo e não apenas do mundo. No Brasil, empresas como  a  ‘Natura’  e  a ‘Mãe Terra’ também  são  certificadas pelo sistema B. “Ao ingressar no grupo das B Corps, a Brilia fortalece o movimento  global  de  empresas que põem seus negócios em benefício de um mundo melhor, transformando desafios em oportunidades que geram impacto positivo nos âmbitos financeiro, social e ambiental”, comemora Vinicius Marchini, CEO e fundador da Brilia.