Mauricio Arruda, o iluminado | Brilia

O arquiteto paranaense – radicado em São Paulo – Maurício Arruda está desde 2016 a frente do programa Decora, do canal GNT, que teve a Brilia como fornecedora oficial de iluminação LED. Mesmo com essa atividade, onde leva  sua expertise em sustentabilidade ao grande público, ele continua à frente de seu escritório na capital paulista e mantém suas aulas e palestras pelo Brasil. A seguir a entrevista exclusiva concedida à redação da Brilia Insight, onde o arquiteto revela sua paixão por iluminação e os novos rumos de sua carreira.

Brilia Insight:
Como tem sido essa nova experiência profissional ao apresentar um programa na TV?

Maurício Arruda:
Estou aprendendo e fazendo ao mesmo tempo. Ser apresentador de TV é muito mais complexo do que dar aulas, mas a experiência tem sido muito legal. Tenho certeza que o Maurício do último episódio dessa nova temporada do Decora não será o mesmo que o do primeiro.

Brilia Insight:
Como tem sido seu dia a dia ao dividir as atividades no seu escritório e o trabalho na TV?

Maurício Arruda:
Coração aberto e cérebro funcionando 24 horas por dia. Quem me disse isso foi a Bel Lobo (arquiteta carioca que também tem experiência na TV). Esse foi o melhor conselho que eu poderia ter recebido. Estou muito feliz.

Brilia Insight:
O que você irá trazer de novo no programa Decora?

Maurício Arruda:
Tem muita coisa nova. Estamos gravando mais externas, visitando fornecedores e lugares interessantes para quem pensa em transformar sua casa. Queria muito levar mais informações técnicas para as pessoas. Além disso, o  programa ganhou um cenário novo, que está muito lindo. Será uma temporada só de ambientes residenciais.
Resolvi resgatar a casa e tentar ensinar para as pessoas como decorar a partir do zero.

Brilia Insight:
E como a iluminação tem sido tratada nos projetos apresentados no programa?

Maurício Arruda:
Tem muita diversidade nos pedidos. As pessoas e os ambientes são muito diferentes. Mas eu repito uma máxima que sempre digo aos meus clientes: se você tiver que fazer escolhas na decoração, comece pela iluminação. Ela muda tudo num ambiente.

Brilia Insight:
Como designer de produto, quais são os materiais mais utilizados no desenvolvimento de suas criações?

Maurício Arruda:
Eu já passei por diversas fases no meu trabalho. Nesse momento estamos desenvolvendo algumas peças em madeira maciça e estofados: uma novidade para mim.

Brilia Insight:
O reaproveitamento de materiais é uma marca no seu design de luminárias?

Maurício Arruda:
Não planejei muito isso, mas confesso que as luminárias são uma paixão. Acho que talvez seja pelo fato de o produto permitir a aplicação de muitos materiais inusitados.

Brilia Insight:
Como tem sido sua experiência com tecnologia LED nos seus projetos?

Maurício Arruda:
Eu pesquisei muito sobre o assunto nos últimos anos. Em 2012 já fazia apartamentos com 100% de tecnologia LED. Felizmente na atualidade há uma variedade muito maior de soluções no mercado. Isso facilita bastante o trabalho dos arquitetos.

Brilia Insight:
Como você costuma planejar a iluminação nos seus projetos de design de interiores?

Maurício Arruda:
Primeiro penso no resultado que desejo, o tipo de atmosfera que quero criar. Depois vem a escolha das lâmpadas e, por último, as luminárias. Às vezes, um pendente ou um abajur surgem no início do projeto, como um ponto de partida, pelo seu desenho; mas não adianta ser lindo se o efeito da luz não for o que estou buscando.