Perguntas Frequentes – Brilia

LightSense

Posso controlar produtos de iluminação conectados / inteligentes de outras marcas através do LightSense?
Cada produto conectado possui particularidades na sua engenharia e protocolo de comunicação wireless.  Utilize somente produtos de iluminação indicados pela Brilia.
Troquei minha senha do Wi-Fi, meu roteador ou meu serviço de Wi-Fi. O que eu faço para recadastrar meu dispositivo?
  • Antes de trocar o nome ou a senha da rede Wi-Fi do seu local, siga os procedimentos do tópico “Descadastrando o dispositivo” desde manual. Após o descadastro, vá nas informações do Local e atualize as informações de nome e senha da rede Wi-Fi com os dados atualizados da sua nova rede. Dessa forma, o LightSense estará pronto para ser reconfigurado para a nova rede Wi-Fi. Para isso, siga novamente os passos do tópico “Adicione dispositivos” desse manual, escolha o local onde ele estava instalado, o ambiente onde deseja cadastrá-lo e o nome do dispositivo. Caso você tenha mudado o nome ou a senha da rede Wi-Fi antes de descadastrar o dispositivo, faça um reset manual para recadastrar o seu LightSense. Para isso, siga os passos do reset manual no tópico “Descadastrando o dispositivo” desse manual. Após o LightSense retornar as configurações de fábrica, você poderá acessar novamente a rede Wi-Fi LightSense para fazer o recadastro no aplicativo.
  • Lembrando que sempre que você quiser trocar o nome da sua rede Wi-Fi, você deve, ANTES, ir no aplicativo e deletar os dispositivos que estão conectados no local da rede Wi-Fi. Dessa forma, eles estarão prontos para serem reconfigurados na nova Antes de cadastrá-los novamente no aplicativo, certifique-se de que você atualizou as informações da nova rede Wi-Fi nas informações do seu local.
Meu LightSense não está respondendo no aplicativo, o que faço?
  • A internet Wi-Fi pode apresentar algumas falhas que não estão ligadas a problemas no LightSense. Verifique a estabilidade da rede Wi-Fi onde o LightSense está conectado.
  • Lembre sempre que em algumas situações, a sua internet pode ficar lenta por motivos diversos e isso pode ocasionar lentidão momentânea no controle do Lightsense. Recomendamos realização de teste através de aplicativo de verificação de velocidade de dados com seu smartphone próximo ao local onde seu LightSense está instalado.
  • Tente reiniciar o aplicativo e verifique se é possível controlar o LightSense.
  • Retire o seu roteador da tomada, aguarde alguns segundos e conecte-o de novo. Aguarde até que o seu roteador esteja com conexão à internet novamente e tente controlar o LightSense.
 
  • Tente cortar a alimentação do LightSense através do disjuntor onde ele está conectado, e aguarde alguns segundos até ligá-lo novamente. Aguarde alguns segundos a mais até que o LightSense se conecte na internet novamente e tente utilizá-lo.
 
 
  • Caso o problema persista, entre em contato com a loja onde comprou ou com o profissional que instalou seu LightSense. Também estamos prontos para auxiliá-lo, basta enviar um email para sac.lightsense@brilia.com ou contatar nossa equipe de suporte (www.brilia.com/contato).
Percebo que a experiência de dimerização varia entre circuitos e liga ou desliga em percentuais diferentes da barra de controle de luminosidade do LightSense, é possível melhorar isso?
Sim! Como cada produto LED tem uma eletrônica particular, o LightSense possibilita uma calibração para que você possa obter a melhor experiência de controle. Acesse www.brilia.com/lightsense e descubra os benefícios e como calibrar seu dispositivo. O processo é realizado uma única vez, é intuitivo e fácil.
Posso conectar diferentes tipos de lâmpadas ou produtos de iluminação no mesmo circuito controlado pelo LightSense?
  • Não é recomendado. Cada produto LED tem características eletroeletrônicas e de emissão de luz particular. O uso de diferentes produtos na mesma linha de energia pode ter um efeito indesejado, comprometendo seu desempenho e vida útil / garantia.
  • Nunca utilize produtos dimerizáveis e não dimerizáveis ao mesmo tempo no mesmo dispositivo LightSense. Isso comprometerá o funcionamento e prejudicará a vida útil dos produtos e do dispositivo LightSense.
Ao dimerizar a luz pisca (flicker). O que eu faço?
  • Verifique sua instalação elétrica para ter certeza que os contatos de alimentação foram feitos de forma adequada e assegure que a potência total do circuito está dentro da banda mínima e máxima suportada pelo dispositivo.
  • Tente trocar a lâmpada ou produto LED por outro e verifique se o problema persiste.
  • É normal a rede elétrica da sua casa sofrer eventuais instabilidades. Tente desligar o circuito aguardando alguns minutos antes de ligá-lo novamente.
  • Verifique a potência total instalada. Se estiver muito baixa (abaixo ou próximo de 8W), tente aumentar a carga utilizando produtos de maior potência ou mais unidades do produto de iluminação utilizado.
  • Certifique-se que os produtos dimerizáveis utilizados são compatíveis com a tecnologia LightSense em www.brilia.com.
Posso ligar qualquer tipo de lâmpada no meu LightSense?
O Lightsense foi otimizado para controlar produtos de iluminação (lâmpadas, luminárias, fitas e acessórios) do portfólio Brilia (www.brilia.com).
Não encontro a rede Wi-Fi aberta pelo LightSense. O que fazer?
  • Verifique se o seu dispositivo LightSense foi ligado corretamente à rede elétrica.
  • Lembre-se de que a rede Wi-Fi LightSense só ficará aberta quando o dispositivo estiver descadastrado de qualquer rede, portanto aguardando sua configuração incial.
  • Se o dispositivo LightSense foi ligado corretamente à rede elétrica, tente realizar um Reset para as configurações de fábrica. Para isso, siga o passo de descadastramento manual no tópico “DESCASDASTRANDO O DISPOSITIVO

Sobre a Brilia

Quais os benefícios da tecnologia LED Brilia?
Qualidade de luz, versatilidade de formatos e aplicações, economia e sustentabilidade  estão entre os principais atributos para quem escolhe a tecnologia LED com a qualidade Brilia:
  • Baixo consumo de energia – economize até 90% em relação a outras tecnologias
  • Longa vida útil – a maior parte do portfólio Brilia tem 25.000 horas de vida útil e 2 anos de garantia
  • Não gera calor no facho de luz, reduzindo assim, o calor e consumo de ar-condicionado nos ambientes
  • Não emite raios ultravioletas e infravermelhos como outras tecnologias de lâmpadas
  • Várias possibilidades de cor, luz branca quente, neutra, fria
Por que utilizar os produtos Brilia?
Por acreditar que “Luz Muda Tudo”, a Brilia tem como propósito colocar o poder transformador da luz nas mãos das pessoas, inspirando experiências únicas e levando emoção em cada momento vivido. Pioneira no desenvolvimento e comercialização de lâmpadas, fitas e acessórios LED no Brasil, a Brilia é reconhecida por desenvolver novas tecnologias e disponibilizar soluções inteligentes e inovadoras com qualidade, design, durabilidade, usabilidade e sustentabilidade.
Onde encontrar os produtos Brilia?
Ter acesso às soluções mais completas e inteligentes para seus projetos de iluminação é simples e rápido. O portfólio Brilia está disponível em todo o Brasil. Consulte aqui mesmo em nosso site a loja mais próxima de você. Para isso, basta preencher o formulário “onde comprar”, informando sua cidade ou região. Em caso de dúvida, você também pode enviar um e-mail para sac@brilia.com, que teremos todo prazer em atendê-lo.

Sobre a Tecnologia LED

Posso instalar uma lâmpada ou luminária LED em lugares muito frios?
Sim. Um ambiente mais frio facilita a troca de calor da lâmpada ajudando no seu funcionamento, desde que obedecidos os limites descritos na embalagem do produto.
Posso instalar uma luminária ou lâmpada LED em lugares muito úmidos?
Áreas externas ou sob forte influência climática, como presença de água ou umidade, exigem o uso de produtos de iluminação com um índice de proteção mais elevado. Portanto, nesses casos, antes de escolher uma luminária ou lâmpada LED, analise o IP (Índice de Proteção) descrito na embalagem. Caso o IP seja igual ou maior que 65, o produto pode ser utilizado em área externa pois possui resistência a jatos de água ou no caso de IP67 submersão temporária. Produtos que ficam submersos por tempos prolongados exigem proteção IP68.
LED esquenta?
Para que os LEDs recebam a corrente elétrica que necessitam, ocorrem reduções que geram calor.  Este calor é dissipado através da estrutura do produto (lâmpada, luminária, fita) e transferido ao ambiente.  Quanto melhor for a dissipação e transferência de calor para o ambiente, maior será a vida útil do produto. Um bom design térmico e componentes de qualidade garantem que a temperatura fique dentro dos limites especificados pelo fabricante.
A lâmpada LED também queima?
Sim. As lâmpadas LED podem queimar se operarem em condições que excedam as especificações de tensão, temperatura ambiente, umidade ou de qualquer outro uso indevido. Entretanto, em condições normais, produtos de ilumiação LED tem perda gradual de intensidade luminosa de acordo com a sua vida útil que, em média, é de 25.000 horas.
Quais cores existem de LED?
A versatilidade da tecnologia LED permite a emissão de luz em todas as cores do espectro visível.  A tonalidade da luz branca varia de acordo com sua temperatura de cor, medida em graus Kelvin (K). Quanto maior a temperatura de cor, mais fria é a aparência da luz.  O portfólio Brilia possui soluções nas principais temperaturas de cor desde produtos decorativos vintage (1800-2400K), passando por produtos de temperatura de cor quente (2700-3000K), neutra (4000K) e fria (6500K).
Lâmpadas LED poluem o meio ambiente?
As lâmpadas LED não têm em sua composição substâncias tóxicas como o mercúrio ou outros metais pesados. Atualmente não existe no Brasil tratamento especial para descarte mas recomenda-se que sejam descartadas em local apropriado de lixo eletrônico que permita a reciclagem do material. A Recicladora Urbana também faz parte do sistema B e é especializada na gestão sustentável de resíduos com tripla garantia (www.recicladoraurbana.com.br).
Estou realmente iluminando com eficiência ao usar produtos de iluminação LED?
Com certeza! A tecnologia LED é sustentável e durável, isso a torna muito eficiente. Proporciona maior economia no consumo de eletricidade, além de segurança e estabilidade na iluminação, dispensando revisões e trocas frequentes ou consumo excessivo, mesmo quando chega ao fim da sua vida útil. Diferente das lâmpadas incandescentes e fluorescentes, o LED transforma diretamente a energia elétrica recebida em luz. A maior parte da energia recebida pelo diodo emissor é convertida em luz, o que gera um aproveitamento muito maior.
O que é vida útil (L70)?
Vida útil equivale ao tempo em que a fonte de luz LED leva, até que seu fluxo luminoso atinja 70% em relação ao fluxo luminoso inicial. As lâmpadas LED não costumam apresentar queima súbita como outras tecnologias, mas apresentam perda gradual de luminosidade e qualidade da luz ao longo do tempo.
Qual o tempo de vida útil de um produto LED?
A vida útil de um produto com tecnologia LED varia de acordo com o modelo, mas em média pode durar de 15 a 50 mil horas (a portaria Inmetro para lâmpadas de LED estabelece vida útil de 25.000 para lâmpadas LED e 15.000 para lâmpadas decorativas). Mesmo depois desse tempo, o sistema LED pode continuar funcionando, contudo, com um fluxo luminoso reduzido (inferior a 70% do fluxo luminoso inicial do produto).
O que é LED?
LED é a sigla para Light Emitting Diode, que significa “diodo emissor de luz”. Consiste em um componente eletrônico capaz de converter energia elétrica em radiação. Quando energizado, emite luz visível a olho nu.

Garantia

Como faço para efetuar a troca de um produto Brilia com defeito?
Se você compra produtos diretamente pela Brilia, basta entrar em contato com o representante responsável pelo seu atendimento ou acionar nosso SAC através do e-mail sac@brilia.com. Se você é um consumidor final, ou seja, compra em lojas que comercializam os produtos  Brilia, é possível realizar a troca no local onde adquiriu o produto, munido de sua Nota Fiscal ou Cupom Fiscal de compra. Caso tenha dificuldades em realizar a troca diretamente no ponto de venda, basta enviar um e-mail para sac@brilia.com informando os dados do produto e relatando o defeito apresentado para que a Brilia faça o procedimento de troca.

Dúvidas Técnicas

Posso utilizar sobras de Fita LED e/ou trilho cortados em outro lugar?
Pode. Mas esteja atento a realizar isolamentos elétricos com os acabamentos adequados.
O que significa IP?
Significa índice de Proteção. É um padrão internacional que especifica níveis de proteção do equipamento em relação ao ambiente. O código IP é composto de dois dígitos: o primeiro (0-6) é relativo à proteção contra objetos ou materiais sólidos, e o segundo, relativo à proteção contra água (0-8).
Posso instalar uma luminária ou lâmpada LED em lugares muito quentes?
O LED, como a maioria dos componentes eletrônicos, não trabalha bem com altas temperaturas. O excesso de calor reduz a vida útil e pode comprometer o funcionamento do produto. A aplicação do produto dentro da banda de temperatura ambiente especificada é fundamental para a manutenção da vida útil e da garantia do produto.
O que eu faço com minha lâmpada fluorescente velha?
Por sua composição, as lâmpadas fluorescentes apresentam perigos à saúde e ao meio ambiente e devem ser descartadas em locais adequados. Para sua proteção, nunca quebre uma lâmpada fluorescente ou fique em contato com uma lâmpada quebrada. Grandes distribuidores varejistas disponibilizam locais para descarte. Para saber mais, acesse o site https://reciclus.org.br/
O que é corrente elétrica?
Corrente Elétrica, simbolizada pela letra I, é um fluxo de elétrons que circula em um condutor quando há diferença de potencial, ou seja, tensão elétrica. A unidade de medida é o Ampere (A).
O que significa IRC?
IRC significa Índice de Reprodução de Cor. É uma escala de 0 a 100 utilizada para medir a fidelidade de cor que a iluminação reproduz. Lâmpadas com IRC na escala entre 80 a 100, são as que produzem mais fielmente as cores dos objetos iluminados. O IRC da luz natural emitida pelo sol é de 100.
O que significa IP?
Significa índice de Proteção. É um padrão internacional que especifica níveis de proteção do equipamento em relação ao ambiente. O código IP é composto de dois dígitos: o primeiro (0-6) é relativo à proteção contra objetos ou materiais sólidos, e o segundo, relativo à proteção contra água (0-8).
O que é fator de potência?
É uma medida relativa entre a quantidade de energia que é passível de utilização no equipamento e a quantidade de energia total comprada da concessionária. Um equipamento com alto fator de potência garante que boa parte da energia comprada será utilizada.
As lâmpadas LED não acendem! O que pode ser?
Verifique se os fios do circuito elétrico estão conectados ao soquete e interruptor. Observe se o disjuntor não está desarmado. Caso não encontre nenhum fio solto ou disjuntores desarmados, entre em contato com um profissional qualificado para analisar e identificar o problema. Caso o problema constatado seja um defeito do produto, siga as orientações de garantia disponíveis na embalagem ou no site. Atenção, antes de ter qualquer contato com a rede elétrica, certifique-se de que o circuito esteja desligado no disjuntor, evitando assim riscos de segurança e choque elétrico.
O que é fluxo luminoso?
É a quantidade total de luz emitida em todas as direções por uma fonte luminosa.
Devo comprar a lâmpada LED por potência ou fluxo luminoso?
A escolha por uma Lâmpada LED deve ser feita com base no fluxo luminoso, ou quantidade total de luz emitida. Em caso de dúvida, as lâmpadas LED contêm em sua embalagem o comparativo de equivalência com lâmpadas incandescentes e fluorescentes. É importante saber que lâmpadas de mesma potência podem gerar fluxos luminosos diferentes por diferença na sua constituição que levam a eficiência lumen/watt distintas. Nesse caso, dê preferência para a de maior fluxo e maior eficiência.
Posso ligar uma lâmpada LED 220V no 127V?
Não. A lâmpada LED acenderá com baixa luminosidade e pode apresentar luz intermitente ou instabilidade no fluxo luminoso, causando também danos ao produto que podem comprometer sua vida útil e garantia.
Lâmpadas LED podem ser ligadas em luminária hermeticamente isoladas?
Não. Essas luminárias dificultam a troca de calor da lâmpada LED, diminuindo a sua vida útil. Para aplicações que exigem proteção hermética, escolha luminárias integradas LED com esta propriedade.
O que é ângulo de abertura?
É o ângulo formado pelo cone de luz projetado pela fonte luminosa.
Posso ligar uma lâmpada LED 127V no 220V?
Não. A aplicação de produtos de tensão 127 volts em instalações de 220 volts provoca a queima imediata do produto. Portanto, antes de fazer a instalação verifique se a tensão do circuito corresponde à da lâmpada.
O que é temperatura de cor?
É a grandeza que expressa a aparência de cor da luz branca, medida em graus Kelvin (K). Quanto mais alta a temperatura de cor, mais branca é a luz (5000K ou superior – luz branca fria, tonalidade azulada). Quanto mais baixa é a temperatura de cor, mais amarelada é a luz (1800 - 3000K – luz branca quente, tonalidade amarelada ou até mesmo âmbar).
O que é potência elétrica?
A potência elétrica, simbolizada pela letra P, é definida como a capacidade de uma fonte de tensão elétrica realizar um trabalho por um determinado período de tempo. A unidade de medida é o Watt (W).
O que é tensão elétrica?
Tensão elétrica é a diferença de potencial elétrico estabelecido entre dois pontos que motiva a movimentação de cargas elétricas. A unidade de medida é o Volt (V).
Como saber que lâmpada LED substitui a minha incandescente e ou fluorescente atual?
Basta verificar a equivalência de fluxo luminoso apresentada na embalagem do produto LED. Todas as informações e especificações sobre o portfólio Brilia também estão disponíveis em nosso site.
Ao substituir minhas lâmpadas por modelos de LED, tenho que mudar o soquete?
Na maioria das aplicações o soquete permanece o mesmo.  Em alguns casos específicos como lâmpadas MR16, AR70 e AR111 pode haver a necessidade de troca do soquete uma vez que certas lâmpadas LED passaram a contar com o driver integrado e alimentadas diretamente pela tensão de rede (127 ou 220 Vac), portanto exigem uso de base adequada (ex. GU10).  

Lâmpadas

Existem lâmpadas tubulares LED?
Sim. Existem lâmpadas tubulares LED.
É difícil instalar uma lâmpada tubular LED?
Não. A instalação das lâmpadas tubulares LED Brilia é bastante simples. A ligação elétrica é realizada através de um único polo da lâmpada (tipo de soquete: G13) diretamente na rede elétrica.
Lâmpadas tubulares LED precisam de reatores, como as antigas fluorescentes?
Não. As lâmpadas tubulares LED Brilia não utilizam reatores em suas ligações.
Quais tipos de bases uma lâmpada LED possui?
O portfólio de soluções Brilia oferece lâmpadas LED com as bases mais utilizadas no mercado e os principais modelos de lâmpadas de cada padrão:
  • E27 (rosca - bulbos e PAR20/30/38)
  • E14 (rosca - velas e mini globo)
  • E40 (rosca – high bay)
  • GU10 (pino - MR16, também conhecidas como dicroicas, AR70 / 111)
  • G5 e G13 (pino – tubulares T5 e T8)
  • G9 (pino – decorativas mini G9)
  • G4 (pino – decorativas mini G4)
  • R7 (pino)

Luminárias

Posso utilizar sobras de Fita LED e/ou trilho cortados em outro lugar?
Pode. Mas esteja atento a realizar isolamentos elétricos com os acabamentos adequados.
Posso cortar trilho de spot?
Pode. Mas esteja atento a realizar as isolações elétricas com os acabamentos adequados.
O que é uma luminária LED?
É um equipamento de iluminação com a fonte de luz LED e componentes eletrônicos necessários integrados, que atuam de forma conjunta para formar um sistema completo de iluminação.  Por ter vida útil longa, o LED possibilita que a luminária já seja projetada com a fonte de luz definitiva integrada.  O próprio corpo da peça passa a ter papel de dissipação de calor e permite uma variedade grande de aplicações e formatos.
Posso instalar uma luminária LED em lugares muito quentes?
O LED, como a maioria dos componentes eletrônicos, não trabalha bem com altas temperaturas. O excesso de calor reduz a vida útil e pode comprometer o funcionamento do produto. A aplicação do produto em condições ambientais estabelecidas é importante para os procedimentos de garantia. Os mesmos cuidados devem ser tomados para lâmpadas LED.

Fitas e Acessórios

Posso utilizar sobras de Fita LED e/ou trilho cortados em outro lugar?
Pode. Mas esteja atento a realizar isolamentos elétricos com os acabamentos adequados.
Posso instalar a Fita LED 12V ou 24V em lugares muito úmidos?
Para saber se a Fita LED Brilia pode ser instalada em condições mais adversas, é necessário analisar o IP (Índice de Proteção) disponível na embalagem. Caso o IP seja igual ou maior que 65 pode ser utilizada na área externa. Para itens instalados em locais que possa sofrer acúmulo temporário de água, utilizar IP67.
Posso ligar uma Fita LED de 12V em um DRIVER de 24V?
Não. A tensão entre a Fita LED e o DRIVER deve ser sempre compatível.
Posso instalar a Fita LED 12V ou 24V em lugares muito quentes?
O LED, como a maioria dos componentes eletrônicos, não trabalha bem com altas temperaturas. O excesso de calor reduz a vida útil e pode comprometer o funcionamento do produto. A aplicação da Fita LED Brilia deve respeitar a banda de temperatura ambiente especificada na embalagem do produto.
Posso cortar a Fita LED 12V ou 24V?
Sim, desde que respeitadas as marcações de corte indicadas no corpo da Fita LED.
Posso ligar a Fita LED 12V ou 24V sem driver?
Não. Fitas 12v e/ou 24V devem obrigatoriamente ser ligadas utilizando-se DRIVER de tensão correspondente. Consulte o site ou catálogo de produtos para verificar todos os modelos e potências disponíveis.
Posso instalar a Fita LED 12V ou 24V em lugares muito frios?
Sim. Ambientes mais frios facilitam a troca de calor da Fita LED, ajudando no seu funcionamento. Siga sempre os limites descritos na embalagem do produto.
Quantos metros de Fita LED posso ligar em um DRIVER?
O limite de potência total considerado deve ser de até 80% da capacidade do driver. Para calcular a potência total da Fita LED, basta multiplicar a potência de cada metro da Fita LED pela quantidade total de metros a ser instalada. Exemplo: Fita LED 7,2 W/m - classificação da potência dessa fita de LED é dada por metro, ou seja, a cada metro de fita consome-se 7,2W. Medida de instalação – 5 metros Calculo: 5 m X 7,2W = 36 W Adicione margem de segurança de 20% dividindo o total de potência por 0,8 (80%). 36 W / 0,8 = 45 W Procure no portfólio BRILIA o DRIVER com potência mais próxima à calculada. 45 W = LED Driver Brilia 45 W
Meu dimmer está com ruído. Isso é normal?
Algumas marcas de dimmer podem emitir ruído perceptível.  Caso o ruído cause desconforto, substitua o mesmo por um dimmer com filtro LC.
O que é um Driver?
É um dispositivo controlador de tensão, e/ou corrente, utilizado para alimentar adequadamente as fontes luminosas LED que não possuem driver integrado. Ele compatibiliza a tensão da rede elétrica com as especificações de tensão do equipamento.
Posso emendar a fita LED 12V ou 24V?
Sim. Para isso, utilize o kit emenda e lembre-se de sempre seguir a potência nominal do DRIVER utilizado.
Posso ligar uma Fita LED Plug & Play Brilia 127V no 220V?
Não. A aplicação de produtos de tensão 127 volts em instalações de 220 volts provoca a queima imediata do produto. Antes de fazer a instalação, certifique-se que a tensão do circuito corresponde à da Fita LED.
Posso instalar a Fita LED Plug & Play Brilia em lugares muito frios?
Sim. Ambientes mais frios facilitam a troca de calor da Fita LED Plug & Play Brilia, ajudando no seu funcionamento. Obedeça sempre os limites descritos na embalagem do produto.
Posso ligar uma Fita LED Plug & Play Brilia 220V no 127V?
Não. A fita LED acenderá com baixa luminosidade e pode apresentar luz intermitente ou instabilidade no fluxo luminoso, causando também danos ao produto que podem comprometer sua vida útil e garantia.
Posso cortar a Fita LED Plug & Play Brilia?
Sim. A Fita LED Plug & Play pode ser cortada a cada 1m, seguindo as marcações e orientações disponíveis na embalagem do produto ou em nosso site.
Posso instalar a Fita LED Plug & Play Brilia em lugares muito quentes?
O LED, como a maioria dos componentes eletrônicos, não trabalha bem com altas temperaturas. O excesso de calor reduz a vida útil e pode comprometer o funcionamento do produto. A aplicação da Fita LED Plug & Play Brilia deve respeitar a banda de temperatura ambiente especificada na embalagem do produto.
Posso instalar a Fita LED Plug & Play Brilia na área externa?
Para saber se a Fita LED Plug & Play pode ser instalada em áreas externas, é necessário analisar o IP (Índice de Proteção) disponível na embalagem. Caso o IP seja igual ou maior que 65 pode ser utilizada na área externa. Atenção: não utilizar a Fita LED Plug & Play Brilia em locais com possibilidade de alagamento, risco de choque elétrico pois o produto é alimentado com alta tensão e não possui características apropriadas de proteção e isolamento para submersão.
Posso emendar a Fita LED Plug & Play Brilia?
Sim. Para isso, utilize o kit emenda e lembre-se de respeitar o limite de tensão do plug.

Bases e soquetes

Ao substituir minhas lâmpadas por modelos de LED, tenho que mudar o soquete?
Na maioria das aplicações o soquete permanece o mesmo.  Em alguns casos específicos como lâmpadas MR16, AR70 e AR111 pode haver a necessidade de troca do soquete uma vez que certas lâmpadas LED passaram a contar com o driver integrado e alimentadas diretamente pela tensão de rede (127 ou 220 Vac), portanto exigem uso de base adequada (ex. GU10).  
Posso substituir todos os tipos de lâmpadas por LED?
A grande maioria das lâmpadas convencionais pode ser substituída por lâmpadas LED, basta encontrar o modelo e equivalência adequada nas especificações técnicas do produto.  Importante também certificar que a instalação será feita adequadamente pois alguns modelos de lâmpadas LED passaram a contar com o driver integrado, substituindo o conjunto de lâmpada convencional e reator eletrônico ou eletromagnético.
Quais tipos de bases uma lâmpada LED possui?
O portfólio de soluções Brilia oferece lâmpadas LED com as bases mais utilizadas no mercado e os principais modelos de lâmpadas de cada padrão:
  • E27 (rosca - bulbos e PAR20/30/38)
  • E14 (rosca - velas e mini globo)
  • E40 (rosca – high bay)
  • GU10 (pino - MR16, também conhecidas como dicroicas, AR70 / 111)
  • G5 e G13 (pino – tubulares T5 e T8)
  • G9 (pino – decorativas mini G9)
  • G4 (pino – decorativas mini G4)
  • R7 (pino)

Fornecedores e Parceiros

Quais são as datas dos workshops realizados na Casa Brilia?
A relação entre a Brilia e nossos parceiros é muito próxima e dinâmica. Temos uma sala de treinamentos na casa/escritório Brilia e ela fica disponível para encontros de treinamento, eventos e apresentações. O escritório de arquitetura Arqexpress  promove na Casa Brilia workshops periodicamente. Para maiores informações, acesse https://www.clubarqexpress.com.br e fique por dentro das próximas datas!
Como faço para ser parceiro da Brilia?
A Brilia está sempre aberta a estabelecer novas parcerias que estejam alinhadas com nossos valores. Para ser um revendedor Brilia, entre em contato com sac@brilia.com informando sua cidade e área de atuação. Será um prazer atendê-lo!