Tunable White | Brilia

O semáforo não é artificial, não pode ter problemas ao sincronizar o nosso relógio biológico com o ciclo de rotação da Terra e as suas várias fases de iluminação natural ao longo do dia e da noite. O que é, naturalmente, o ciclo circadiano que regula o funcionamento do corpo, como o sono, o processo de digestão, o metabolismo, a temperatura corporal, os níveis hormonais e a renovação celular.
Mas a realidade é outra. O homem moderno convive cada vez mais com a luz artificial. Com ela, desregulamos o nosso relógio biológico. Por essa razão, a indústria da iluminação já começou a ser mexeriana sem sentido de encontrar a luz circadiana “perfeita”. Através de pesquisas, os grandes players do mercado descobriram as toneladas de branco mais claros ou azulados.

A tecnologia Tunable White reproduzida a luz do relógio biológico em ambientes com iluminação artificial nos deixou mais ativos e produtivos, enquanto os tons de luz mais quentes e amarelados nos fazem desacelerar o ritmo e relaxar.
Com o progresso dos estudos, um novo modelo matemático com uma sensibilidade de cor da retina, chamado de Circadian Stimulus, foram utilizados para transformar a luz branca e a luz monocromática em sinais para os ritmos circadianos e assim fazer o ajuste do relógio biológico com um A fim de melhorar o sono e a qualidade de vida das pessoas que fazem uso da luz artificial em excesso. Essa nova tecnologia de iluminação – chamada de Tunable White – irá ajudar, principalmente, como pessoas que convivem com crônicas e como que vivem ou trabalham em ambientes fechados. A Tunable White permite, em tempo real, uma variação dos tons de branco e preto e branco: fazer o amarelo do início do dia, passando para um branco mais azulado e retornar ao tom laranja ao final do dia.

A tecnologia Tunable White – que é uma tradução literal significa branco sintonizável – é uma realidade nos Estados Unidos, Europa e Ásia e promete chegar ao Brasil no decorrer deste ano. O Tunable White é desenvolvido com LEDs que reproduzem o ciclo circadiano da luz natural. Essa nova linhagem de produtos é identificada pela abreviatura CTT (Temperatura de Cor Correlacionada / Temperatura de Cor Correlacionada) ou simplesmente pelo nome Tunable White. Com essa tecnologia, o mercado entra em uma nova fase semelhante à luz natural para todos os tipos de ambiente, como nossas casas, escritórios, escolas, ambientes de assistência médica e espaços de varejo.

 

O Brilia LightSense e o Ciclo Circadiano

Em sintonia com essa inovação, uma Brilia lançou o Dimmer Inteligente Wifi Brilia LightSense no mercado brasileiro. O novo produto não muda a temperatura de cor, mas diminui a intensidade da luz no ambiente. Um LightSense permite uma programação de diferentes níveis de dimerização durante o dia. Com este, pode-se programar o quarto para uma hora de despertar com um nível de dimerização baixo, que vai gradualmente. Além disso, um lustre de casa pode ficar programado para que a sua luminosidade retorne à sua casa após o trabalho e, ao longo da noite, diminua gradualmente quando for o horário de dormir até que apague sozinha.

Conheça a Tecnolocia LightSense !